O que é preciso para montar um lava jato?

Para muitos brasileiros comprar um automóvel é a realização de um sonho, uma conquista social e uma solução para os problemas de mobilidade. E desfilar com o carro limpinho é fundamental.

De olho neste mercado que no primeiro semestre de 2018 teve crescimento de mais de 14% nas vendas de automóveis segundo matéria do portal de notícias G1 estão os empresários do setor de lava-jato. Alguns lava jatos, não só lavam o veículo do cliente, como também oferecem serviços de lubrificação e polimento, as vezes até retirada e entregas do carro no domicílio do proprietário.

Estudos realizados pelas grandes empresas de estacionamentos e postos de gasolina, concluíram que mais de 88% dos proprietários de automóveis com menos de dez anos de uso lavam seus carros com uma periodicidade de 15 dias e 53% o fazem semanalmente. E algumas pessoas até, consideram esse tipo de serviço essencial, fazendo desse ramo de negócios um dos que mais cresce no país.

 O que é preciso para montar um lava jato?

Montar um lava jato é relativamente simples e muito vantajoso. Sendo um mercado que não costuma enfrentar crise é um modelo de negócios dinâmico e com baixo investimento financeiro se comparado a outros modelos de negócio.

Antigamente era comum observar as pessoas, no final de semana, com seus carros, bucha e sabão nas mãos. Mas a falta de tempo e o aumento das restrições ao uso de água fez crescer necessidade de um serviço especializado e assim surgiu os populares lava jatos também conhecidos como lava jato. Modernos e práticos, os lava jatos caíram rapidamente nas graças dos donos de automóveis.

  Estrutura e localização para montar um Lava Jato

A localização é fundamental para o sucesso de um lava jato. Pesquisas divulgadas pelo SEBRAE afirmam que, em até 8% dos casos, a localização inadequada é a principal causa pelo fechamento de empresas antes de completarem quatro anos de funcionamento, no Brasil.

O lava jato deve ficar localizado em uma área de boa visibilidade de com grande fluxo de veículos.

É importante saber que o investimento financeiro é variável, pois depende do tamanho que será seu estabelecimento. Um lava jato pequeno deve ter uma estrutura básica de cerca de 500 metros quadrados, de modo que permita boa locomoção de funcionários, manipulação de equipamentos, manobra dos veículos, local para que os veículos fiquem estacionados em segurança até o momento de o cliente busca-lo.

investimento inicial para um lava jato de pequeno porte, por exemplo, seria em torno de 10 mil, no caso de um estabelecimento mais aprimorado o valor seria em torno de 35 mil.

E para colocar o seu lava jato para funcionar, são necessários equipamentos profissionais de qualidade, isso permite lavar diversos veículos com eficiência e agilidade.

Mas no final que mais conta na estrutura de um lava jato são os equipamentos que você precisa comprar para oferecer todos os serviços da melhor forma possível. Eles serão os responsáveis pela aceitação do seu público ao seu negócio. Pensando nisso criamos uma lista com algumas opções de produtos que você pode adquirir em nossa loja virtual.

Confira:

  • Aspirador de pó

Ref: 4332 – Aspirador simples e de fácil manutenção, pode-se abrir e limpar sua turbina sem qualquer dificuldade. Ideal para sólidos e líquidos.
  • Compressor de ar

Ref:6485 – O uso de um compressor de ar dentro de um lava jato facilita a aplicação de fortes jatos de ar comprimido com vazão controlada por mangueira e bicos de saída. Tornando assim a limpeza mais rápida e eficiente.
  • Lavadora de alta pressão

Ref: 1261 – Lavadora para limpeza geral em postos de serviços, estacionamentos, lava rápidos, indústrias, fazendas, frigoríficos, matadouros, pátios, vias públicas, minerações, canteiros de obras, pressurização de redes, etc
  • Equipamentos de proteção

Ref: 7337

ref:7320

Ref: 7451

Além de todos equipamentos citados também é preciso providenciar produtos de limpeza interna e externa dos automóveis, produtos para lavagem a seco e diversos utensílios como esponjas, panos etc.

Gostou do artigo? Então curta e compartilhe. Duvidas? Deixe nos um comentário.